ECOH Circulação chega a Califórnia nesta semana com histórias e brincadeiras populares

02a63f8a-33b0-4913-86ea-3b48226d3bfa
Compartilhe

O município de Califórnia recebe nesta semana a penúltima etapa do ECOH Circulação – Encontro de Contadores de Histórias. O projeto leva contações de histórias, oficina para educadores e atividades culturais gratuitas a cidades do interior do Paraná. Em Califórnia, a programação será realizada de quarta (23) a sexta-feira (25), em escolas e centros de educação infantil da rede municipal, além da APAE. No sábado (26), o projeto oferece um evento aberto à comunidade na Praça da Igreja São Francisco de Assis, que inclui a apresentação de dois espetáculos.

A programação nas escolas municipais envolve alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e da APAE. Os artistas convidados exploram temas fundamentais com delicadeza. Palhaço Arnica (Luis Henrique Bocão) apresenta a história de uma formiga que transforma um jardim em universo de descobertas, celebrando o poder da imaginação. Palhaça Adelaide (Juliana Galante) compartilha narrativas sobre a origem da chuva, do sol e do arco-íris, com temas como liberdade, empatia e amor-próprio. Dani Fioruci traz contos da tradição popular com personagens inusitados — uma velha que fia, um rapaz entre a sabedoria e o ridículo — sempre com leveza e participação do público. Edna Aguiar apresenta “Preta do Leite”, costurando histórias afro-brasileiras e mitos de origem, como a separação do céu e da terra e os guardiões da criação do mundo.

O projeto também oferece a oficina on-line “Recursos na Contação de Histórias”, com a educadora Patrícia Maia. A formação é voltada a professores e educadores e ensina técnicas para tornar a contação mais expressiva, utilizando diferentes recursos como objetos, bonecos e elementos visuais. A oficina busca valorizar a contação como ferramenta pedagógica e fortalecer a prática de escuta e imaginação na sala de aula.

No sábado (26), das 15h às 18h, a Praça da Igreja São Francisco de Assis recebe uma tarde de atividades para toda a comunidade. A programação inclui estações de leitura, contação de mini histórias, brincadeiras de rua como amarelinha, pula corda e bolhas de sabão gigantes, ações de educação ambiental e apresentações dos espetáculos “Histórias sem Pé nem Cabeça, mas com Coração” e “Histórias de Palhaço”. A participação é gratuita.

O ECOH Circulação está na reta final de sua segunda edição, iniciada em 2024. No ano passado, o projeto passou por Alvorada do Sul, Florestópolis, Prado Ferreira e São Sebastião da Amoreira. Em 2025, já realizou atividades em Sertanópolis, Tamarana e Uraí. Califórnia é a oitava cidade desta edição. Jaguapitã será a última parada antes do encerramento da temporada.

O ECOH Circulação é uma realização do Coletivo ECOH, com patrocínio da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura.

Para mais informações acesse:

ecoh.art.br

instagram.com/ecohpr

facebook.com/EcohPr

Assessoria de Imprensa:

Christina Mattos

Deixe seu comentário